Os custos logísticos são todas as despesas relacionadas à logística de uma determinada empresa. Ou seja, dizem respeito aos gastos com encomendas, transportes e armazenamento. Contudo, a falta de planejamento na tomada de decisões muitas vezes resulta em custos excessivos.
Por isso, analisar as operações da indústria e tornar os processos mais eficientes são estratégias essenciais para reduzir os custos de uma empresa. Vale lembrar que atentar-se a isso na gestão de custos logísticos impulsiona o negócio a adquirir mais espaço e relevância.
Em contrapartida, quando isso não acontece, erros e outras inconsistências podem aparecer nas operações, o que diminui o uso eficaz dos recursos da empresa. Um dos primeiros passos para solucionar essas questões é entender a fundo os custos logísticos do negócio e buscar formas para aprimorar as despesas.
Pensando nisso, o blog da Polyexcel preparou um artigo completo sobre os principais custos logísticos, além de dicas sobre como organizar os gastos da empresa. Com essas práticas, fica mais fácil investir em crescimento sem perder a sustentabilidade financeira. Confira!
Principais custos logísticos
A área de logística engloba todos os processos que ocorrem na cadeia de suprimentos. Nesse sistema, o fluxo de materiais envolve diversas técnicas de estocagem e movimentação, planejamentos, recursos, estratégias e colaboradores dentro de uma empresa.
No entanto, os custos na logística podem ser diferentes entre uma empresa e outra, pois dependem de inúmeros fatores. Todavia, existem aspectos em comum em todas as instituições. Confira abaixo alguns tipos de custos logísticos!
Armazenagem e estoque
Os custos de estoque logística dependem do volume de produtos com que a empresa trabalha e do período que o material permanece no armazém. Dessa forma, podemos concluir que quanto maior o tempo e a quantidade de produtos, maior será a despesa.
Também é importante ressaltar que os gastos em estoque se dividem em custo de produto, custo de falta de produto e manutenção. O primeiro está relacionado ao investimento que foi feito em cada material obtido pelos fornecedores, enquanto o segundo tem a ver com a falta de itens em estoque e os impactos que isso pode causar.
Por fim, o terceiro envolve despesas relacionadas a mão de obra, impostos, aluguel de espaço físico, inventário e gastos em estoque parado. Além disso, trabalhar em um controle de estoque eficaz é crucial para que o empreendimento obtenha equilíbrio entre oferta e demanda.
Embalagem
Fundamental para causar boa impressão no cliente que recebe o seu produto, a embalagem atua no acondicionamento correto dos itens. Assim, é possível redobrar a segurança e evitar riscos de acidentes e defeitos nas mercadorias.
Com esse fator, também fica viável economizar e otimizar o uso do espaço. Isso porque a embalagem adequada pode ser um grande diferencial e gerar economia nos custos e no espaço de armazenamento.
Transportes e fretes
Os custos de transporte na logística são de longe uns dos que mais impactam as empresas, principalmente as que possuem própria frota. Isso acontece porque esse setor envolve a aquisição de veículos, combustível, manutenção, depreciação, ociosidade, entre outros.
Com problemas como acidentes, entregas em longas distâncias e roubos de cargas aumentam a exposição a riscos, investir nesse setor é fundamental. Apesar de elevar o preço final do frete, as práticas de gestão de risco são ótimas opções para manter a proteção das mercadorias da empresa.
Tecnologia
Com a competitividade do mercado cada vez maior, empresas precisam lidar com desafio de tornar suas entregas ainda mais rápidas e eficientes. A boa notícia é que com os avanços tecnológicos essas tarefas tornaram-se mais fáceis, já que contam com o processo de automatização.
O uso de plataformas digitais, por exemplo, é imprescindível para que o setor de logística opere com alta performance. Outra vantagem é que ele ajuda a eliminar processos repetitivos e a reduzir drasticamente erros e inconsistências. O resultado disso é a agilidade e a redução de custos logísticos.
Planejamento financeiro
Como mencionado acima, ter conhecimento sobre os custos logísticos é uma etapa essencial para saber quais passos tomar. Com as despesas bem estabelecidas, o próximo passo é criar um plano de ação dentro de cada setor logístico e aprimorar as técnicas.
Estruturamento de processos
Quando não há uma estruturação nos processos logísticos, cada colaborador age da maneira que acredita estar certa, o que pode gerar falhas e desperdícios. Pensando nisso, o mapeamento de processos pode ser a melhor solução, já que consiste em adotar práticas mais eficientes.
Para isso, entender como funciona o fluxo das atividades empresariais possibilita que os gestores refaçam o layout da produção. Mas vale lembrar que esse processo precisa ser revisado periodicamente. Apenas dessa forma é possível fazer um melhor acompanhamento dos setores e sua produtividade.
Automação de tarefas
Realizar tarefas de formas manuais muitas vezes impulsiona o aumento nos gastos, uma vez que se perde mais tempo e os riscos de erros são maiores. Por isso, automatizar os processos é muito mais vantajoso. Com máquinas e softwares programados, o trabalho é realizado de forma rápida e eficiente.
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