Com um cenário cada vez mais competitivo, buscar ferramentas que agregam vantagem perante a concorrência é crucial para a estabilização de qualquer negócio. Um dos melhores exemplos disso é a automação logística, que ajuda a otimizar os processos internos da empresa.
Além disso, esse sistema ajuda a garantir a estrutura necessária para a companhia competir com os concorrentes e promove diversos benefícios. Entre eles estão o monitoramento do processo logístico, a redução de custos, a integração do processo e a agilidade.
Quer saber mais detalhes sobre a automação de processos logísticos e como ela pode oferecer vantagens para o seu negócio? Continue acompanhando o blog da Polyexcel.
O que é automação logística?
A automação logística consiste na implementação de sistemas de gestão e outras ferramentas que executam todo o processo logístico de forma automática. Com isso, diminui-se a necessidade de trabalhos e controles manuais.
Quais são os principais benefícios da automação logística?
Implementar esse recurso pode trazer diversos benefícios para o dia a dia da sua empresa. Entre os principais está o monitoramento dos processos logísticos, a redução de custos, o controle de estoque e muito mais. Confira abaixo!
Acompanhamento dos processos logísticos
Ao utilizar o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), uma ferramenta de controle, é possível monitorar informações como frete, planejamento de rotas, rastreamento de mercadorias e outras tarefas relacionadas à logística. Esse recurso também atua na melhoria da qualidade do serviço e evita erros na gestão da cadeia de suprimentos.
Redução de custos
O melhor aproveitamento do estoque e a adoção de sistemas de gerenciamento ajudam na redução de custos operacionais. Isso porque seus equipamentos eliminam parte do trabalho manual, permitindo que as empresas otimizem seu capital humano.
Segurança para os colaboradores
Outra grande vantagem da automação em logística é a segurança que o processo traz para o colaborador. Afinal, ela reduz os riscos físicos ligados às tarefas que exponham os funcionários a situações desgastantes ou perigosas.
Controle de estoque
A gestão de estoque na cadeia de suprimentos também torna possível o controle de entrada e saída de insumos. Assim, ela garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda de comercialização, o que evita faltas e desperdícios.
Oportunidades estratégicas
Apesar da tecnologia dispensar parte do trabalho operacional, a automação logística gera mais oportunidades para colaboradores em funções de áreas mais estratégicas, como pesquisa, por exemplo.
Quais são as ferramentas necessárias para esse processo?
Para garantir todos esses benefícios, os processos precisam ser implementados na rotina de trabalho da empresa. Confira abaixo alguns exemplos de automação logística e quais as características de cada um.
WMS
O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português) é um software direcionado ao controle de rotinas de estoque. Por meio dele, o gestor é capaz de administrar e acompanhar processos de recebimento, armazenagem e separação de pedidos.
TMS
Como mencionamos acima, o Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, é um software voltado para a rotina de transporte. Suas principais funcionalidades são: controle de frota, gestão de custos, rastreamento e auditoria de fretes.
Roteirizador
Nem todos os recursos do TMS oferecem alternativas de planejamento de rotas integradas, o que torna o roteirizador um excelente aliado. Esse sistema de automação logística permite elaborar percursos otimizados, levando em conta os pontos de energia, o gasto com combustível, as restrições de trânsito, entre outros.
ERP
Apesar de não ser totalmente voltado para a logística, o Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, é indispensável para uma gestão eficiente. Ele também ajuda a manter a comunicação fluída, fazendo com que os departamentos troquem informações automaticamente e aprimorem os processos.
Busca pela automação em tempos de COVID-19
Mesmo com a previsão de muitos futurologistas sobre a ascensão dos robôs, essa nova era ainda não chegou. Contudo, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, acelerar a automação logística pode ser a alternativa de muitas empresas, o que traz ainda mais preocupação com as perspectivas de desemprego.
Também é provável que a pandemia marque o início de mudanças a longo prazo. Afinal, à medida que as empresas reconfiguram seus escritórios e fábricas, novos investimentos e formas de logística e automação são pensadas para otimizar seus processos industriais.
Além disso, as companhias verão oportunidades de investir em novos sistemas de TI (tecnologia da informação) para conectar as cadeias de fornecimento. Ainda nesse contexto, a pandemia pode acelerar a automação de processos robóticos, que permitem a força de robôs em áreas mais manuais.
Conheça as soluções da Polyexcel!
Você conhece a Polyexcel? Considerada uma das maiores fabricantes de compostos poliméricos do país, ela oferece produtos de alta performance para o setor de fios e cabos de energia e telecomunicações. Para conferir nossas soluções, acesse o site e as redes sociais.