Imagine uma empresa que não tenha processos definidos, o layout da planta é escolhido aleatoriamente e ninguém sabe o tempo adequado de cada operação. É impossível acreditar que esse método alcançará sucesso, não é mesmo? Por isso, foi criado o planejamento e controle da produção.
Também conhecido pela sigla PCP, esse processo ajuda no gerenciamento das atividades de produção. Além disso, envolve funções sobre o que será produzido e com quais recursos, define a sequência entre os fluxos, o monitoramento e a correção de desvios.
Ou seja, o grande objetivo das etapas do planejamento e controle da produção é facilitar a padronização de produtos para criar um fluxo de trabalho. Com isso bem estruturado, a tendência é obter melhores resultados, aumentar a eficiência, diminuir os gargalos na produção e reduzir os desperdícios.
Neste artigo, você vai entender como funciona, quais são os benefícios e as etapas do planejamento, programação e controle da produção. Continue navegando pelo blog da Polyexcel para saber mais.
Benefícios do PCP
Um bom planejamento e controle da produção traz inúmeros benefícios para a rotina de trabalho em uma indústria. Dentre eles, estão a organização de matérias-primas, a melhora no fluxo da linha de produção, a redução de investimento em inventário e o aumento na qualidade.
Além disso, as ferramentas de planejamento e controle de produção reduzem o tempo ocioso, organizam cronogramas de fabricação, diminuem custos operacionais, dentre outros benefícios. Dessa forma, é possível monitorar a produção da empresa de uma forma mais eficiente.
Etapas de planejamento e controle da produção
O PCD envolve diferentes atividades que podem variar entre uma empresa e outra. No entanto, existe uma estrutura de etapas de planejamento de produção que, em geral, está presente em todas as indústrias. Veja, abaixo, quais são elas:
Previsão da demanda
Esse ponto trata-se, basicamente, do quanto a empresa tem que vender para calcular a demanda de materiais, produção e recursos humanos. Quando falamos em relação de estoque, compreende-se um planejamento com resultados a curto prazo. Já a médio e longo prazo, analisa-se o desenvolvimento de novos produtos.
Planejamento da capacidade de produção
Após definir a previsão de demanda a longo prazo, torna-se necessário realizar o planejamento da capacidade de produção, aumentando ou diminuindo a prática de produção para atender a procura. Ou seja, verificar se será necessário o aumento da capacidade, contratando mais pessoas e adquirindo novas máquinas, ou se é preciso reduzir a mão de obra.
Planejamento agregado da produção
O objetivo do planejamento agregado da produção é determinar qual é a melhor estratégia de fabricação para a empresa. Nessa etapa, acontecem decisões relacionadas à contratação e à demissão de funcionários, ao volume de produção, às horas extras, etc. Geralmente, ele é feito anualmente e pode ser revisado de forma mensal.
Planejamento mestre da produção
Neste planejamento, o foco são os planos de produção a curto prazo e de forma operacionalizada. Aqui, os recursos são direcionados para produzir a quantidade certa para cumprir a demanda de um período. Mais detalhado que o planejamento agregado, o PMP também considera os pedidos abertos na produção.
Programação detalhada da produção
É nessa etapa que a empresa começa, de fato, suas rotinas e atividades no chão de fábrica. Para isso, é preciso planejar a quantidade exata de materiais, contar com uma gestão de estoque e definir a sequência de processos. Vale lembrar que é fundamental buscar a documentação necessária para iniciar as operações.
Controle de produção
Última etapa do processo, o controle de produção é a fase em que acontece o acompanhamento e a mensuração dos processos efetuados nos passos anteriores. Seu objetivo é verificar o desempenho da fabricação e fazer ajustes, caso seja necessário. Com esse controle, fica mais fácil acompanhar processos e promover melhorias.
Impactos do coronavírus
A pandemia causada pela COVID-19 trouxe algumas mudanças nas rotinas das empresas. Dentre elas, estão o trabalho home office, o cancelamento de eventos e de viagens. Contudo, essas não são as únicas formas de ultrapassar a crise, já que surgiram novas estratégias para o desenvolvimento em meio a esse contexto. Veja!
Desenvolvimento de novos produtos
Faça o exercício de ver se é possível fazer algo diferente com os recursos que já possui. Caso não encontre nada, busque conhecimento para potencializar a produção do negócio. Afinal, a inovação pode ser uma excelente oportunidade para buscar novos horizontes do ramo da empresa.
Novas oportunidades
Toda crise vem com novas oportunidades de negócios, por isso, buscar conhecimento sobre as mudanças tecnológicas, como a indústria 4.0, é imprescindível. Procurar novos fornecedores e canais de venda também faz toda a diferença e, quem sabe, pode ser um terreno fértil quando a crise passar.
Conheça a Polyexcel!
Agora que você já sabe como funciona o planejamento e controle da produção, aproveite para conhecer a Polyexcel. Há dez anos, trazemos soluções de alta qualidade para o setor de fios e cabos de energia e telecomunicação. Confira nossos compostos poliméricos navegando pelas seções do nosso site.