É raro ouvir o termo “compósitos poliméricos” no dia a dia. Porém, produtos que contam com esse material estão presentes na rotina da maioria das pessoas. Mas, afinal, o que são esses compósitos?
Para esclarecer essa dúvida, a Polyexcel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando desde o que são compósitos poliméricos até seus usos — dos mais comuns aos mais específicos. Continue a leitura e confira!
O que são compósitos poliméricos?
Também chamados de composites, os materiais compósitos poliméricos são resultado da mistura entre dois materiais. Isso é feito com o objetivo de obter um produto com uma qualidade superior aos originais. Em outras palavras, a ideia é criar um recurso que supra as necessidades que polímeros puros não atendem.
O compósito pode ser formado por dois ou mais materiais de naturezas distintas. Geralmente, eles são compostos por uma matriz polimérica e um material de apoio, que pode ser orgânico ou inorgânico. Juntos, esses materiais formam fases.
Vale ressaltar, ainda, que os compósitos poliméricos utilizam matrizes termoplásticas ou termofixas. Recomenda-se utilizar esta em temperaturas inferiores a 200 ºC.
Diferença entre compósitos e blendas poliméricas
Vale ressaltar que os compósitos são diferentes das blendas poliméricas. Apesar de os dois serem misturas, as blendas são misturas físicas com pelo menos dois polímeros diferentes (miscíveis ou imiscíveis), o que dependerá do nível de interação termodinâmico entre os dois materiais.
Os dois têm por objetivo formar materiais mais resistentes que os polímeros puros. A blenda, porém, costuma apresentar incompatibilidade entre os componentes, sendo este o seu principal problema tecnológico. Por isso, ela costuma pedir agentes compatibilizantes.
Materiais utilizados nos compósitos poliméricos
Agora que você sabe o que são compósitos, é importante saber quais são os tipos de polímeros e demais agentes/materiais que podem ser utilizados na mistura, assim como os materiais de reforço, as cargas e os agentes aditivos.
Matriz polimérica
- resina poliéster;
- resina vinil éster;
- resina epóxi;
- PEI/PPS;
- poliamida.
Cargas, agentes e aditivos
- CaCO₃;
- absorvedores UV;
- antichamas
Material de reforço
- fibra de vidro;
- fibra de aramida;
- fibra de carbono.
Vantagens e desvantagens dos compósitos poliméricos
Os compósitos de matriz polimérica têm por objetivo criar um material mais resistente que o polímero puro. Porém, ao mesmo tempo que se tornam resistentes em alguns pontos, também podem apresentar algumas desvantagens.
Sendo assim, vale conhecer tanto o lado positivo quanto o lado negativo dos compósitos poliméricos antes de optar por esse material. Veja alguns dos principais a seguir.
Vantagens
Entre as principais vantagens dos compósitos poliméricos está a elevada resistência específica, principalmente quando comparada ao polímero em seu estado puro. Outros pontos relevantes são:
- baixo peso específico;
- alto módulo específico;
- alta resistência à corrosão;
- flexibilidade e liberdade de formas de projeto.
Desvantagens
Se, por um lado, o compósito polimérico oferece elevada resistência específica, por outro, ele tem uma resistência de impacto reduzida. Além disso, apresenta:
- degradação das propriedades quando em altas temperaturas;
- ausência relativa de critérios de projetos;
- detecção de defeitos difícil e imprecisa;
- procedimentos de inspeção caros e complexos.
Vale ressaltar que as propriedades dos compósitos poliméricos variam de acordo com o tipo de polímero e de fibra utilizados, além de suas proporções.
Onde os compósitos poliméricos são utilizados?
No início deste texto mencionamos que produtos feitos com compósitos poliméricos fazem parte do nosso cotidiano. Mas como saber quais são eles? E como identificá-los?
Os compósitos podem ser apresentados de diferentes formas: em aviões, foguetes e satélites — muito comuns no setor aeronáutico —, ou até em piscinas, caiaques e brinquedos, contribuindo para a diversão de toda a família.
O segmento naval também utiliza os compostos poliméricos em jet skis, veleiros, lanchas e afins. No automobilismo, encontramos o material em carrocerias, freios e chassis. Já na construção civil, estão presentes nas telhas e em mármores sintéticos.
Na Polyexcel, um exemplo de compósito de matriz polimérica com carga mineral é o HFFR. Entre suas principais características está o efeito retardante a chamas. Para saber mais sobre esse produto, basta clicar aqui!
Acompanhe nossos conteúdos
Agora que você sabe mais sobre o que são e onde costumam ser utilizados os compósitos poliméricos, que tal acompanhar nossas outras publicações? Em nosso blog, você se mantém informado sobre os principais temas do universo dos polímeros!
Se você estiver procurando polímeros de qualidade, não deixe de conferir nossas opções e fazer agora mesmo um orçamento. Clique aqui para entrar em contato com um de nossos profissionais. Esclareça dúvidas e consulte valores com nosso time!