Muito utilizado na construção civil, os isolantes térmicos são materiais ou estruturas que dificultam a dissipação do calor por causa de sua resistência térmica. Para isso, eles estabelecem uma barreira na passagem de calor entre dois meios que naturalmente tenderiam a igualar suas temperaturas.
Em geral, não existem materiais que isolem com perfeição e impeçam completamente a troca de calor. Contudo, há materiais que retardam bastante essa troca, sendo considerados os melhores isolantes térmicos. Entre eles, podemos citar o isopor, a cortiça, o vidro e a lã de vidro.
Existem diversos materiais sólidos que podem ser bons isolantes térmicos, o que vai definir isso é a temperatura, a utilidade dada e o local de instalação. Continue acompanhando o blog da Polyexcel para conferir mais informações sobre o que são isolantes térmicos.
Tipos de isolantes térmicos
Como dissemos anteriormente, há diversos materiais que podem ser utilizados para fazer isolação térmica. Embora cada estrutura sempre leve para algum calor, elas ajudam a aumentar a proteção dos condutores, evitando possíveis acidentes. Veja abaixo os principais exemplos de isolantes térmicos.
Cortiça
A cortiça é um dos isolantes mais antigos. Geralmente é utilizada na forma de aglomerados, formando painéis. A maior vantagem dessa estrutura é a inércia térmica que ela apresenta.
Lã de rocha
Imputrescível e incombustível, a lã de rocha se diferencia dos demais isolantes por ser resistente ao fogo, com um ponto de fusão superior a 1.200ºC. As principais aplicações dela são o isolamento de forros, fachadas ventiladas, repartições anteriores e muito mais.
Essa estrutura é comercializada em painéis rígidos ou semi-rígidos, feltros, mantas, aglomerados com resinas e coquinhas para isolar tubulações de seção circular. Vale lembrar que ela também é uma excelente opção para isolamento acústico em tetos e paredes interiores.
Lã de vidro
Semelhante à lã de rocha, a lã de vidro tem sílica e sódio (areia e vidro), que são fundidos à alta temperatura e centrifugados (1.800ºC). Essa junção forma fios finos, que posteriormente são adicionados com resina sintética.
Assim como os materiais isolantes térmicos anteriores, essa opção é encontrada na forma de manta, painéis aglomerados e coquinhas de isolamento de tubulações. Além disso, ela pode apresentar versões com maior densidade, hidrófugo e higroscópico.
Poliestireno expandido (EPS)
Entre os principais exemplos de materiais condutores e isolantes térmicos se encontra o poliestireno expandido, um material derivado do petróleo e do gás natural. Por meio dele se obtém o polímero plástico do estireno em forma de grânulos.
Devido à sua combustibilidade são adicionados retardantes de chama na composição, tornando o poliestireno um composto dificilmente inflamável. Mas não para por aí, já que quando em estado líquido ele possui alta resistência à absorção de água.
Espuma de polietileno
A espuma de polipropileno é hidrófuga, econômica, e conta com rendimento térmico de caráter médio. Com acabamento em cor branca ou próxima à do alumínio, ela tem coeficiente de condutividade térmica entre 0,036 e 0,046 W/mºC. Além do mais, pode ser vendida na forma de folhas, blocos e tubos.
Espuma de polipropileno
Embora similar à espuma anterior, a versão de polipropileno oferece características químicas de maior resistência térmica, sendo útil no isolamento de tubos de aço em processos industriais. Sua comercialização é apresentada da mesma maneira que o polietileno.
Polyexcel: excelência em compostos poliméricos
Considerada uma das maiores produtoras de compostos poliméricos para fios e cabos de energia e telecomunicações, a Polyexcel está sempre em busca de produtos com alta qualidade. Para isso, conta com um laboratório repleto de equipamentos únicos em território nacional.
Fundada em 2011 com o objetivo de produzir compostos de XLPE, um dos carros-chefe da empresa, a Polyexcel ampliou seu catálogo com diversos isolantes térmicos de alta performance. Um exemplo disso é o HFFR, um composto que além de retardante a chamas, é livre de halogênios e possui baixa emissão de fumaça.
Invista nos compostos da Polyexcel!
Quer saber mais sobre os isolantes térmicos da Polyexcel? Acesse nosso site e preencha o formulário presente no fim da página dos compostos para solicitar a ficha técnica de cada produto. Para esclarecer outros tipos de dúvidas, envie-nos uma mensagem por meio da página “entre em contato”.