Energia e meio ambiente são temas que estão em alta e podem caminhar alinhados. Quem nunca escutou que não devemos deixar a luz acesa, pois isso faz mal para a natureza? Se você quer saber porque essas afirmações são tão comuns, está no lugar certo. Como podemos consumir energia sem prejudicar o meio ambiente?
Nós, da Polyexcel, vamos explicar porque a geração de energia e o impacto ambiental se mesclam e qual é o real impacto que nós, humanos, geramos na natureza. Para saber como a energia pode ser mais amigável com o nosso planeta, continue a leitura!
Fontes de energia
Hoje em dia, o ser humano conta com uma seleção de fontes de energia que fornecem eletricidade para grande parte da população mundial. No Brasil, contamos com a matriz energética, responsável por iluminar ambientes e fazer os carros andarem diariamente.
Dessa maneira, podemos separar a matriz energética em fontes renováveis, muito conhecidas por criarem a energia que não polui o meio ambiente, e não renováveis, famosas por prejudicarem a natureza. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam.
Fontes de energia renováveis
Quando falamos de fonte de energia renovável, nos referimos àquelas que, conforme são utilizadas, também são repostas pela natureza, tornando-se inesgotáveis. Entre a chamada “energia limpa”, podemos destacar:
- hidráulica;
- solar;
- eólica;
- geotérmica;
- biomassa.
Fontes de energia não renováveis
As fontes de energia não renováveis não são repostas pela natureza com tanta facilidade. A maioria delas precisa de milhões de anos para ser formada, e o impacto da geração de energia por esses meios pode ser catastrófico. Como exemplos, podemos citar:
- petróleo;
- carvão;
- gás natural;
- nuclear.
Matriz energética brasileira
Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2021, a fonte de energia mais utilizada no Brasil é o petróleo, que representa 33,1% de toda a produção do país. Em seguida, vêm os derivados da cana-de-açúcar, com 19,1% e, em terceiro lugar, a energia hidrelétrica, com 12,6%.
Levando em consideração todas as fontes de energia no país, o Brasil tem 45% de oferta interna de energia baseada em opções renováveis, enquanto os outros 55% continuam vindo de origens com maior impacto na natureza.
No entanto, você já ouviu dizer que o Brasil é um país de hidrelétricas? Então, por que a porcentagem de energia hidráulica não está em primeiro lugar? Isso acontece porque a matriz elétrica não é sinônimo de matriz energética.
A matriz elétrica também tem a ver com energia e meio ambiente, pois representa a procedência da energia elétrica que consumimos. Tudo que está ligado a uma tomada ou a fios de energia recebe o que precisa da nossa matriz elétrica.
O Brasil é um país renovável quando falamos da matriz elétrica: 83% da nossa energia elétrica vem de fontes renováveis. Desses 83%, 65,2% vêm de hidrelétricas, 9,1% de biomassa, e 8,8% de fontes eólicas. Então, por que temos que nos preocupar com energia elétrica e meio ambiente?
Fontes renováveis e a preocupação ambiental
Se você se pergunta como a energia hidrelétrica prejudica o meio ambiente, mesmo sendo uma fonte renovável, é importante entender que os efeitos prejudiciais à natureza nem sempre estão ligados à emissão de poluentes. Existem diversas maneiras dos seres humanos causarem um impacto negativo ao ambiente.
Usinas hidrelétricas, por exemplo, precisam mudar o curso natural de rios e inundar boa parte dos arredores para funcionarem. Isso influencia diretamente a fauna e a flora do local da instalação.
Por isso, existe um movimento global para que as fontes de energia deixem de criar qualquer tipo de impacto na natureza, incluindo a emissão de gases nocivos, a geração de lixo e a modificação tanto da fauna quanto da flora local. Hoje em dia, as fontes que lideram o título de energia limpa são a eólica e a solar.
Segundo estudos, atualmente, os três países que mais investem nessas fontes renováveis são China, Estados Unidos e França. O G20, composto de diversas nações, inclusive o Brasil, também demonstra preocupação constante para que os países-membros mudem para formas mais limpas de geração de eletricidade.
Como podemos mudar
Como vimos, energia e meio ambiente podem, sim, andar lado a lado. Mas, para isso, é preciso que ações mais sustentáveis sejam tomadas agora. Caso contrário, o impacto ambiental poderá ser irreversível.
Um dos pontos importantes é que os responsáveis sobre ações que geram malefícios à natureza sejam devidamente cobrados para apresentarem planos mais sustentáveis. O apoio governamental ao investimento em energia limpa também é parte fundamental do processo de transição.
Além disso, o apoio à competitividade do mercado é uma das maneiras mais eficazes de quebrar o estigma que a energia elétrica prejudica o meio ambiente. Dessa maneira, mais alternativas podem ser apresentadas para que todos se beneficiem de uma energia mais sustentável.
Acompanhe a Polyexcel
A Polyexcel apoia a causa entre energia e meio ambiente. Por isso, investimos em ações sustentáveis e em altas tecnologias para desenvolver nossos compostos poliméricos, dando protagonismo à nossa responsabilidade socioambiental. Venha falar com a gente!