Você já ouviu falar sobre os isolantes elétricos, mas gostaria de entender mais sobre o assunto? O primeiro passo para isso é entender que eles são materiais que permitem o fluxo de cargas elétricas em seu interior com facilidade. Isso acontece porque eles contam com grande quantidade de elétrons livres.
Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.
Para saber mais sobre as características e funcionalidades dos materiais isolantes elétricos, continue acompanhando este artigo da Polyexcel. Aqui, você encontra informações mais detalhadas sobre os principais usos em nosso cotidiano e como é feita a aplicação deles na distribuição de energia. Acompanhe!
Resistência X condutividade
O elemento físico que define se um material é isolante ou condutor é a resistividade, ou seja, quanto ele se opõe à passagem elétrica. Além desse fator, existe a condutividade elétrica, uma substância que proporciona uma reação contrária à resistividade.
A condutividade e a resistividade são elementos inversamente proporcionais, o que significa que se um conta com alta condutividade, sua resistência é baixa e vice-versa. Dadas essas informações, podemos concluir que um material condutor não tem características de elementos isolantes.
Materiais isolantes e suas características
Uma das maiores características dos materiais isolantes de eletricidade é a resistência à passagem da corrente. Isso porque, quando eletricamente carregados, eles “prendem” as cargas elétricas em seu interior. Não à toa, são muito utilizados para barrar sua passagem.
Além disso, há alguns tipos de isolantes elétricos que podem ser polarizados. Isto é, quando expostos a um enorme campo de energia externa, criam em seu interior um campo elétrico oposto, deixando ainda mais difícil a formação de correntes elétricas. Os materiais com essa característica são chamados de dielétricos.
Vale lembrar que por opor-se à movimentação de cargas, os isolantes elétricos são muito utilizados para isolar superfícies de contato. Dessa forma, é possível evitar que aconteçam choques elétricos ou perda de energia em fios e cabos condutores.
Tendo isso em vista, antes de fazer a ligação elétrica de residências e ambientes comerciais é muito importante se certificar de que os cabos contam com um bom isolante. Essa atitude ajudará a deixar o local muito mais seguro.
Um isolante pode virar condutor?
Após entender a definição de isolantes elétricos, a questão que fica é: esses materiais podem se tornar condutores? Se eles estiverem em condições especiais, como grandes diferenças de potencial, altas temperaturas ou tensão mecânica, essa transformação pode acontecer.
Quando acontece essa transformação, a corrente elétrica que passa pelos isolantes elétricos cria um aquecimento por causa do efeito Joule. Isso quer dizer que a modificação é feita devido às colisões entre átomos e elétrons, constituindo o material em questão.
Confira as soluções da Polyexcel!
Há mais de 10 anos, a Polyexcel vem proporcionando compostos poliméricos de alta performance para o setor de fios e cabos de energia e telecomunicações. Para isso, as resinas são tratadas por especialistas em um laboratório com equipamentos únicos em todo oterritório nacional.
Os isolantes elétricos e térmicos da Polyexcel contam com características protetivas que ajudam a deixar as instalações elétricas mais seguras em ambientes comerciais e residenciais. Para saber mais sobre todos os nossos produtos, acesse nosso site e solicite a ficha técnica de cada um por meio da aba “Entre em contato”.
Gostou deste conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog! Por aqui, há diversos artigos sobre isolantes, compostos poliméricos, mercado de polímeros, administração logística e muito mais. Você também pode conferir nossas novidades por meio do Facebook e do LinkedIn. Confira!