Por causa da alta tecnologia das injetoras plásticas, uma das matérias-primas mais utilizadas para a transformação do plástico é o polímero. Essa resina é formada por vários monômeros e divide-se em natural ou sintética. Mas para que servem os polímeros?
Esses compostos contribuem positivamente na confecção de produtos que otimizam as atividades do dia a dia e melhoram nossa segurança. Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você verá para que serve o polímero, quais suas vantagens e aplicações. Acompanhe!
Para que servem os polímeros
Com os inúmeros avanços tecnológicos, a indústria polimérica vem se tornando cada vez mais importante na manutenção do estilo de vida contemporâneo. Não à toa, é muito comum que os usos de polímeros façam parte da indústria plástica, civil e têxtil e muitas outras.
Isso acontece porque esses materiais possibilitam o desenvolvimento de produtos com características químicas inovadoras, como é o caso do poliacetato de vinila, utilizado em revestimentos. Eles também podem contribuir positivamente na produção do nylon, usado em roupas e fibras, e de PVC, utilizado nas tubulações.
Esses polímeros de uso diário só têm essas funções por causa da polimerização, um processo em que as moléculas menores (monômeros) se juntam para formar moléculas longas. Além disso, eles podem se formar por reação em cadeia ou por meio de reações químicas, como a poliadição ou a policondensação.
De forma simplificada, a primeira trata-se de uma polimerização responsável pela obtenção de grandes polímeros por meio de monômeros de dupla ligação. Já a segunda é um processo utilizado em monômeros não-vinílicos, ou seja, quando a molécula se forma por causa da condensação entre materiais iguais ou diferentes.
Polímeros e suas aplicações
Entendido para que servem os polímeros, o próximo passo é entender quais são as opções disponíveis no mercado e as aplicações de cada uma. Pensando nisso, separamos algumas opções de usos de polímeros na construção civil, no setor automotivo, nas comunicações, entre outros. Confira!
Policarbonato (PC)
O policarbonato trata-se de um composto de cadeia longa, formado por conjuntos funcionais unidos a conjuntos de carbonato. Eles são considerados termoplásticos, porque podem ser moldados quando aquecidos. As principais aplicações desse composto são em CDs, recipientes para filtros, garrafas, vitrines, divisórias, etc.
Poliuretano (PU)
Esse polímero é composto por uma cadeia de unidades orgânicas conectadas por ligações uretânicas. Essa opção é amplamente utilizada em chapas, estofamento de automóveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, esquadrias, revestimentos, filmes, correias e molduras.
Poliestireno (PS)
Poliestireno é um homopolímero formado pela polimerização do monômero de estireno. Esse polímero também faz parte dos termoplásticos, o que lhe confere maior flexibilidade. Utiliza-se na fabricação de isolante térmico, grade de ar-condicionado, peças de máquinas e automóveis, e brinquedos.
Policloreto de vinilo (PVC)
Muito conhecido como PVC, o policloreto de vinilo é um dos polímeros sintéticos mais produzidos no mundo e pode ser caracterizado como rígido ou flexível. Suas principais aplicações são em divisórias, telhas translúcidas, tubos e conexões para água, persianas, esgotos e ventilação.
Polipropileno (PP)
Pertencente ao grupo das poliolefinas, o polipropileno ou polipropeno é um composto termoplástico produzido por meio da polimerização por adição do monômero de propileno. Nesse sentido, ele pode ser aplicado em recipientes para alimentos, produtos químicos, fibras, filmes orientados, material hospitalar, entre outros.
Polietileno Tereftalato (PET)
Por fim, o polietileno tereftalato é um termoplástico composto pela reação entre o etileno glicol e o ácido tereftálico. Em geral, aplica-se esse polímero na fabricação de fios, tecidos, embalagens para bebidas, produtos de limpeza, vassouras, alimentos, refrigerantes e afins.
Polímeros e os processos de reciclagem
Um dos problemas na sociedade atual é a geração de lixo e, com o aumento na utilização de polímeros, essa pauta tem se tornado importante. Isso porque os métodos de decomposição e recolhimento dos materiais não são eficientes. Mas não se preocupe, os polímeros biodegradáveis podem ser boas soluções.
Mas o que são polímeros biodegradáveis e para que servem? Embora não sejam recicláveis, essa alternativa é excelente para empresas que buscam alternativas que contribuam positivamente na saúde do meio ambiente. Isso só é possível porque esses compostos não são poluentes e nem precisam de descarte especial.
Acompanhe as novidades da Polyexcel!
Gostou de aprender para que servem os polímeros? No blog da Polyexcel, tem sempre um conteúdo recheado de informações importantes e relevantes para o mercado polimérico. Para não perder nenhuma novidade, você também pode nos acompanhar por meio das redes sociais!