Considerados um dos materiais mais versáteis da indústria, os compostos poliméricos são unidades formadas por diversos meros, com aplicações estruturais e comerciais. Além disso, por haver opções maleáveis e flexíveis, uma dúvida muito comum é se o polímero é plástico.
A resposta para isso é simples: todo plástico é um polímero, mas nem todo polímero é plástico. Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Confira as informações que nós, da Polyexcel, preparamos para você e atualize seus conhecimentos sobre polímeros!
O que são polímeros?
Antes de entender a diferença entre polímero e plástico, é muito importante saber de que ele se trata. Essa matéria nada mais é do que uma macromolécula constituída por monômeros, que são unidades estruturais menores. Esses monômeros são unidos por meio de ligações covalentes.
Para ficarem ainda mais claros esses conceitos, é importante ter em mente que os meros são as unidades que se repetem em um polímero. Os monômeros são as moléculas constituídas por um mero. Assim, os polímeros são as matérias construídas por meio da junção de vários meros.
A produção desses materiais é feita por meio de um processo chamado polimerização. Quem conhece um pouco sobre o setor de polímeros, com certeza, já ouviu falar sobre o grau de polimerização, mas o que isso significa na prática? Essa nomenclatura se refere ao número de meros de uma cadeia polimérica.
Qual a diferença entre plástico e polímero?
Como dissemos anteriormente, nem todo polímero é plástico. Isso porque o que faz uma macromolécula ser considerada um composto polimérico são suas características. Entre elas, estão: estrutura química, tamanho e interações inter e intramolecular, possuindo meros ligados por covalência.
Especificar a quantidade de monômeros na polimerização é comum. Ela pode acontecer com apenas um monômero, formando um homopolímero, ou também em dois ou mais, criando um copolímero. O primeiro sofre esse processo a partir do propeno, enquanto o segundo possui o mesmo ingrediente com a adição de etano.
Os copolímeros podem apresentar unidades químicas sem ordenação, as quais são conhecidas como copolímeros randômicos. Mas outras alternativas recorrentes de uma estrutura bem organizada são os copolímeros alternados ou em bloco, sendo o último um alternante de uma sequência de unidades.
Essas diferenças na ordenação das estruturas são fundamentais para a construção dos plásticos comerciais, pois se refletem nas características do produto final. Para facilitar a venda, essa informação costuma ser apresentada na ficha técnica do composto e também na sacaria.
Se você tinha dúvidas sobre se o plástico é um polímero, provavelmente percebeu que a pergunta é um tanto quanto complexa. Mas, falando de forma mais clara, podemos dizer que o plástico é um polímero apropriado para a modelagem por ser fluido quando aquecido em estados quentes e só sólido em temperatura ambiente.
Acompanhe as novidades da Polyexcel!
Há quase 10 anos, a Polyexcel vem oferecendo um polímero resistente e de alta performance para fios e cabos de energia e telecomunicação. Isso se deve à estrutura de ponta com que nós contamos em nossos laboratórios e aos profissionais altamente qualificados na produção de compostos aditivados.
Depois de descobrir se o polímero é plástico, aproveite as novidades do blog da Polyexcel para se atualizar sobre o setor de compostos poliméricos. Temos conteúdos que vão desde a polimerização das resinas até processos de gestão logística. Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais!