Há muito tempo o termo “sustentabilidade” é discutido na sociedade, de modo que o tema se tornou uma tendência global contínua. No entanto, ramificações dessa questão surgiram mais recentemente, como é o caso da sustentabilidade empresarial.
Mesmo com essa popularização, o termo pode ainda não ser muito claro para diversos consumidores e até mesmo para as organizações. Por isso, a Polyexcel preparou um conteúdo completo para você entender o tema, desde a importância do engajamento das instituições até as novidades para o futuro.
O que é a sustentabilidade empresarial?
Quando falamos em sustentabilidade empresarial, falamos de todo o conjunto de ações que uma companhia pode e deve ter a fim de criar um ciclo ambientalmente consciente. Isso implica em muito mais do que colocar lixeiras de coleta seletiva nas matrizes, exigindo planejamento e modificações extensivas.
Isso porque a sustentabilidade nas empresas é um assunto recente, e a maioria delas nunca esteve preparada para lidar com os impactos ambientais que pode causar. Contudo, conforme os consumidores se conscientizam cada vez mais sobre o tema, a indústria também passa a se movimentar.
Projetos de sustentabilidade nas empresas passaram a ser melhor pensados e desenvolvidos a partir dos anos 2000, com o surgimento de ideais voltadas exclusivamente para isso. É o caso do ESG, sigla para “Environmental, Social and Governance” (“ambiental, social e governança”, em português).
Hoje em dia, o ESG de uma companhia representa as diversas frentes que ela toma para ter impactos mais positivos nos âmbitos socioambientais. Associações como a CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) também têm esse mesmo objetivo.
Como as empresas podem ser mais sustentáveis?
Falando sobre o tema, pode parecer fácil aplicar práticas sustentáveis em empresas. No entanto, qualquer mudança é complicada nesse âmbito, ainda mais quando, para solucionar o problema, todo o ciclo da companhia deve ser repensado e remodelado.
A questão é que existem diversas soluções de sustentabilidade empresarial que podem ser aplicadas pouco a pouco, a fim de reinventar o modo de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo do que é oferecido. O importante é estar atento a todos os âmbitos.
Fazer mudanças internas
O primeiro passo para ter uma empresa sustentável é mudando as práticas internas. Algumas maneiras de fazer isso incluem apoiar o uso de meios de transporte menos poluentes e digitalizar processos, de forma a gastar menos papel. São pequenas atitudes que passam a transformar o ambiente e os colaboradores.
Diminuir a emissão de gases poluentes
Um dos maiores vilões do nosso meio ambiente é a emissão de gás carbônico na atmosfera. Por isso, uma das melhores alternativas de sustentabilidade empresarial é reduzir a emissão de gases poluentes ou, pelo menos, compensar a emissão de outras maneiras.
Tornar o mundo mais verde
Outra forma de ajudar o meio ambiente é simplesmente promover a “verdeficação” dos locais. Isso significa plantar mais árvores e aumentar a área verde da organização, ou até mesmo em outros locais onde seja permitido o plantio.
Reduzir a produção de lixo
Como mencionamos anteriormente, ações pequenas, como diminuir o uso de papel, podem ser ótimos começos para instituições que querem ser mais sustentáveis. Este pode ser o primeiro passo para a redução da produção de lixo, um grande problema que se torna cada vez mais insustentável para o planeta.
Tendências para a sustentabilidade em empresas
Como vimos, já existem diversas maneiras de entender, mensurar e aplicar a sustentabilidade empresarial. Esse processo, contudo, não é rápido. Por isso, existem planos de ação e de tendências sobre como será a sustentabilidade ambiental nas empresas daqui em diante.
Segundo o SustanAbility Institute, as próximas tendências para as quais as empresas devem direcionar suas energias a fim de se tornarem mais sustentáveis são:
- integrar o ESG;
- valorizar o capital humano;
- responder ao aquecimento global;
- salvaguardar os recursos naturais;
- criar um supply chain sustentável e resiliente;
- aplicar tecnologia à sustentabilidade;
- proteger os direitos humanos fundamentais;
- modificar políticas, regulações e normas;
- ir em direção ao capitalismo de stakeholder.
Assim, exige-se uma posição mais ativa das empresas em direção a mudanças efetivas, em vez de esperar que o mundo mude para que elas possam mudar. Locais com um posicionamento sustentável direto, transparente e eficaz deixarão para trás empresas não sustentáveis, abrindo um novo caminho para o futuro.
Dessa forma, é fundamental que o movimento de mudança comece agora, visto que esses são projetos a longo prazo. Assim, cria-se um mundo mais sustentável, com instituições que se importam e prezam pela saúde do planeta e de seus consumidores.
A Polyexcel está do lado da natureza
Aqui, na Polyexcel, a responsabilidade socioambiental é um assunto sério. Por isso, aplicamos políticas e tecnologias em todos os nossos processos, deixando-os cada vez mais verdes. Venha nos conhecer!