Parte fundamental do nosso dia a dia, os cabos são responsáveis por nortear a corrente elétrica, por meio de circuitos, em diferentes tipos de instalações elétricas. Para isso, existem diversos tipos de fios que atendem às mais variadas aplicações, sendo capazes de aumentar a segurança da residência.
Para obter informações mais detalhadas sobre os tipos de fios e cabos elétricos, suas principais características e aplicações, continue acompanhando o post. Aqui, você encontra tudo que precisa saber antes de começar a instalação elétrica da sua casa ou do seu ambiente comercial. Acompanhe!
Principais diferenças entre cabo e fio elétrico
Extremamente importantes nas instalações elétricas, os fios e cabos são responsáveis pela condução segura da corrente até um ponto de demanda na parte interna das instalações. Sem os diferentes tipos de fio e cabo, não existiria transmissão, distribuição e geração de energia elétrica.
Embora tenham a mesma finalidade, os cabos e fios elétricos são produzidos de forma diferente. Internamente, os fios são fabricados com apenas um condutor, por isso, eles são considerados mais rígidos e sólidos. Já os cabos contam com vários fios condutores entrelaçados, tornando-os mais flexíveis.
Fios elétricos
Como esses tipos de fios elétricos são internamente formados por apenas um condutor, quanto maior for a transversal, menos flexível eles serão. As aplicações desses materiais são bem específicas. Isso acontece porque eles não podem ser submetidos a curvas mais acentuadas, já que contam com baixa maleabilidade.
Outra questão dessa alternativa é o quanto se torna necessária a realização de uma emenda de fios rígidos com fios flexíveis. O recomendado é utilizar luvas de emenda ou dispositivos adequados para evitar o aquecimento e o mau contato dessa emenda.
Esses tipos de fios elétricos para residência são muito aplicados em redes aéreas, em que é necessário um condutor de alta resistência. Desse modo, é possível evitar que eles se rompam entre um poste e outro, por causa do peso do próprio fio. Eles também são muito utilizados em aplicações telefônicas e áreas abrasivas.
Fio sólido
Fabricado geralmente com cobre, esses tipos de fio são utilizados para a isolação do fio de PVC, que é um tipo de plástico. No mercado, eles podem ser encontrados em opções que suportam até 750V e suas aplicações são feitas em quadros elétricos, chuveiros, tomadas e instalações residenciais.
A principal característica dessa opção é a pouca flexibilidade, por isso, o fio não deve ser dobrado muitas vezes durante a instalação. Ademais, ele pode ser encontrado em espessuras que variam entre 1,5 mm² e 10 mm².
Cabos elétricos
Os cabos elétricos são compostos por pequenos condutores entrelaçados, tornando-os mais flexíveis. Além disso, eles suportam ângulos fechados dentro de instalações elétricas, e sua maleabilidade possibilita que sejam submetidos a curvas e dobras acentuadas, sem prejudicar a qualidade do material.
Os tipos de cabos de energia elétrica são classificados de acordo com sua área transversal. Sendo assim, quanto maior for a quantidade de corrente elétrica conduzida por um cabo, o condutor tem uma maior seção transversal. Observe abaixo, as principais classes de cabos utilizados:
- Classe 03: 7 condutores, classificação rígida;
- Classe 04: 45 condutores, classificação flexível,
- Classe 05: 75 condutores, classificação extra flexível.
De forma técnica, um cabo encordoado é formado por fios torcidos, que podem ou não ser isolados. Na norma ABNT NBR NM 280, são determinadas as classes de encordoamento com todos os graus de flexibilidade.
Cabo flexível e cabo rígido
Essa opção geralmente é fabricada em cobre e conta com isolamento em PVC. No mercado, esse cabo pode ser encontrado em dois níveis de isolamento: 750V e 1KV. Suas aplicações vão desde instalações residenciais até industriais.
Cabo PP
Esse tipo de cabo tem grande flexibilidade, pois é fabricado da mesma forma que os materiais mais flexíveis. A grande diferença entre eles é que, em geral, essa alternativa é formada por dois ou mais cabos e ainda conta com proteção de PVC convencional, proteção mecânica e mais uma camada de isolamento.
Cabos paralelos
Os cabos paralelos são indicados para a instalação de aparelhos e objetos de iluminação, como lustres e abajures. Considerados flexíveis, esses cabos são formados por fios de cobre e contam espessuras que variam entre 2×0,5 mm² e 2×4 mm².
Invista nos compostos da Polyexcel!
Depois de descobrir os tipos de fio, que tal conferir os diversos polímeros aditivados que a Polyexcel, oferece? Com as características dos nossos compostos, os fios e os cabos de energia e telecomunicações melhoram ainda mais sua performance. Acesse nosso site para saber mais sobre cada um!