As fontes de energia elétrica são recursos naturais e artificiais utilizados na produção e na distribuição de algum tipo de energia. Com esse recurso, é possível gerar calor, produzir eletricidade para a tomada de casas e ambientes comerciais, propiciar o deslocamento de veículo, etc.
Além disso, as fontes de geração de energia elétrica podem ser renováveis ou não renováveis. A primeira opção, como o próprio nome indica, são aquelas com capacidade de serem repostas naturalmente. Já a segunda alternativa são as fontes que podem se esgotar em um futuro próximo.
Você sabe quais são as principais fontes de energia do mundo? Pois bem, neste artigo da Polyexcel, você vai conhecê-las e conferir as vantagens e desvantagens de cada uma. Continue acompanhando o blog da Polyexcel para saber mais!
Energia hidrelétrica
As usinas hidrelétricas usam a força da água para gerar energia elétrica. Para isso, é construída uma barragem em um rio para represar a água, criando um reservatório, muito parecido com um lago.
Em seguida, essa captação é levada por meio de tubulações para a casa de força. Nesse local, turbinas e geradores são utilizados para transformar a pressão da água da barragem em um movimento, gerando energia elétrica.
A energia elétrica renovável dessa fonte corresponde a mais de 64% da matriz energética do país e estima-se que apenas 35% do potencial desse recurso esteja sendo utilizado.
A desvantagem das grandes usinas hidrelétricas são os impactos ambientais que podem causar, uma vez que precisam de uma grande área de alagamento. Outra desvantagem é o desmatamento causado por sua construção e pela modificação na estrutura dos rios.
Energia termoelétrica
As usinas termelétricas são outras formas de produção de energia elétrica. Nesse caso, o sistema funciona através do aquecimento da água com combustíveis fósseis, com derivados de petróleo, gás natural e carvão mineral.
Esse aquecimento produz um vapor, que é conduzido por tubulações até as turbinas, fazendo-as girar. As turbinas são ligadas a geradores que criam um campo eletromagnético interno, formando a energia elétrica.
Diferentemente da opção anterior, essas fontes de eletricidade não são renováveis, pois são alimentadas por combustíveis fósseis finitos. Elas também geram impacto ambiental por causa da queima desses materiais, gerando uma fumaça poluente.
Energia eólica
A construção dos parques eólicos são construídos para aproveitar o vento, transformando-o em energia. Funcionam por meio de turbinas, que parecem muito com um cata-vento, que se movem por causa do vento.
Próximo às turbinas também há geradores que, devido ao giro do rotor, uma parte móvel interna gera campos eletromagnéticos que se transformam em energia elétrica.
Essa opção de energia elétrica é renovável e 100% limpa, o que reduz o impacto ambiental. A principal desvantagem dela é a intermitência, afinal, nem sempre há vento suficiente para a formação de energia para esse processo.
Energia nuclear
As usinas nucleares usam elementos radioativos, como o urânio, para gerar energia. Nesse sistema, o núcleo do átomo de urânio é desintegrado, soltando uma grande quantidade de calor (energia), por isso, são conhecidas como fontes de energia elétrica “nuclear”.
O calor produzido nessas usinas é utilizado para transformar água em vapor. Esse resultado é conduzido por tubulações, promovendo o movimento das turbinas que, por sua vez, movem o gerador de eletricidade.
A maior vantagem dessa opção é a capacidade produtiva, que, para cada libra de carvão (453,59 g), proporciona 1 kWh de energia. Mas vale lembrar que ela não é renovável, já que necessita de um material radioativo em seu processo.
Energia solar
A energia solar ou fotovoltaica funciona por meio do aproveitamento da luz do sol. Para fazer a transformação dela em energia são utilizados painéis fotovoltaicos ou um sistema heliotérmico.
No procedimento feito com os painéis, a irradiação solar é diretamente convertida em energia hidrelétrica. Já no sistema heliotérmico, a energia do sol é transformada em calor e, posteriormente, em eletricidade.
Apesar de o custo do investimento dessas fontes de energia elétrica ser relativamente elevado, ele vem baixando por causa dos avanços tecnológicos. Essas opções também são totalmente limpas e renováveis, porque o sol é um recurso que não se esgota.
Saiba mais sobre a Polyexcel!
Agora que você já sabe quais são as principais fontes de energia elétrica, aproveite para conferir outros conteúdos como este, aqui, no blog da Polyexcel. Sempre trazemos artigos informativos sobre o setor de energia, o mercado de compostos poliméricos e muito mais. Confira!