Você já ouviu falar sobre o ensaio de flamabilidade? Muito importante na análise de polímeros, esse teste é baseado na aproximação, ou no contato, de um material polimérico a um painel radiante ou à chama. Isso possibilita uma melhor análise sobre o comportamento dele.
Dependendo da finalidade da resina, a realização dessa verificação é essencial para prevenir acidentes causados por incêndios. Isso ocorre porque cada composto reage de uma maneira distinta ao ser exposto ao calor, podendo propagar a chama em diferentes velocidades.
Para entender mais sobre esse assunto, preparamos um artigo completo sobre o teste de flamabilidade em polímeros para fios e cabos de energia e telecomunicação. Em seguida, continue acompanhando o blog da Polyexcel para aprimorar seus conhecimentos sobre o setor de compostos!
Por que realizar o ensaio de flamabilidade?
O principal objetivo do teste de flamabilidade é verificar o comportamento do material polimérico ao entrar em contato com a chama ou uma fonte intensa de calor. Outro ponto analisado durante esse momento é se o produto atende às leis vigentes e às regulamentações relacionadas aos produtos da indústria química.
Prever o comportamento de um composto polimérico exposto ao calor ou ao fogo é fundamental em alguns tipos de aplicações. O ensaio de flamabilidade é ainda mais importante quando a intenção é avaliar compostos que se aplicam no isolamento de fios e cabos de energia e telecomunicações.
Isso porque alguns compostos utilizados no isolamento elétrico precisam preencher o requisito de elevada resistência à chama, como acontece no HFFR da Polyexcel. Dessa forma, é possível evitar ou retardar o fogo em um caso gerado pela sobrecarga elétrica, aumentando a segurança de residências e comércios.
Além disso, a flamabilidade pode ajudar na avaliação de materiais utilizados no revestimento interno de veículos. Nesse caso, a função do teste é garantir que esses materiais possuem boa qualidade, aumentando a segurança dos passageiros.
Quais características são medidas durante o ensaio de flamabilidade?
Uma das particularidades a se avaliar durante um ensaio de flamabilidade é a capacidade de autoextinção do composto. De acordo com a norma UL94 sobre ensaio de flamabilidade, um polímero pode ser classificado como autoextinguível se suportar a chama por determinado tempo.
Quando o polímero não apresenta essa característica, a propagação de chama ocorre de forma bem mais rápida. Nesses casos, a tendência é que o fogo se espalhe por causa do gotejamento de pequenos pedaços de plástico fundido em chamas, o que potencializa a densidade da fumaça.
Normas e legislações
Existem diversos órgãos nacionais e internacionais que fornecem normas que determinam parâmetros de qualidade a um composto polimérico. Entre os principais exemplos, estão: ISO 3795 e ASTM D635, normas utilizadas para determinar a taxa de queima de uma amostra.
Também há a UL94, que além de apontar a taxa de queima, propõe a classificação de um composto polimérico em algumas categorias, a fim de padronizar o ensaio. Entre elas, estão: 5VA, 5VB, V-0, V-1, V-2 e HB.
No Brasil, temos a resolução 498 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), responsável por regulamentar a realização desse ensaio em materiais que irão compor um veículo. Nesse caso, para confirmar que o material está adequado para a aplicação, a taxa de queima horizontal deve ser inferior a 100 mm.
Para que todo o sistema da indústria de compostos poliméricos aconteça da melhor forma possível, promovendo materiais de qualidade, é necessário contar com uma boa gestão. Por isso, existe a ISO 9001, um sistema de gerenciamento que possui o intuito de otimizar os processos da empresa, desenvolvendo uma produção mais ágil.
Confira as soluções da Polyexcel
Presente no mercado de polímeros há quase dez anos, a Polyexcel é uma empresa que está sempre em busca de pesquisas inovadoras na produção de compostos. Referência no setor, ela conta com produtos de qualidade para a isolação de fios e cabos de energia e telecomunicações.
Depois de entender o processo de flamabilidade e o que é, aproveite para conferir outros artigos, aqui, no blog da Polyexcel. Temos diversos conteúdos sobre o mercado de compostos, a administração e a gestão da equipe logística, e muito mais. Acompanhe nossas novidades nas redes sociais e continue aprendendo sobre o setor!