Já imaginou sua vida sem energia? Toda energia produzida no planeta é resultado da transformação de recursos naturais. No princípio, a energia era gerada através da queima de galhos e troncos para obtenção de fogo. Durante a Idade Média, começaram a ser utilizados os cursos das águas e ventos como fonte de energia.
Nos períodos mencionados, a intervenção do homem na natureza não causava grandes impactos que modificavam o curso natural da Terra. Porém, a partir do momento em que houve o surgimento de máquinas na Revolução Industrial, constatou-se um significativo aumento do consumo de energia, levando ao aparecimento de novas fontes energéticas, assim como a intensa exploração de recursos existentes utilizando água, carvão, petróleo, gás natural entre outras.
Nos dias de hoje, as maiores fontes de energia são as não renováveis, que geram grande impacto ambiental pela emissão de toneladas de gases na atmosfera que resulta no aumento da temperatura e na destruição da camada de ozônio, fazendo com que a qualidade de vida da população seja afetada.
A única alternativa para atender à necessidade de energia e contribuir para a não degradação do meio ambiente são as fontes de energia renováveis provenientes de recursos reabastecidos naturalmente, como chuva, sol, vento, etc.
Contudo, é importante ressaltar que nem todo recurso natural é renovável. Entre os principais exemplos disso, podemos citar: petróleo, carvão e urânio. Isso ocorre pois esses materiais possuem volumes limitados.
De acordo com estudos disponíveis no Wikipédia, em 2008, aproximadamente 19% do consumo de energia mundial veio por meio de fontes renováveis. Além disso, 13% foram provenientes da biomassa tradicional, e 3,2% por hidroeletricidade.
As novas energias renováveis, obtidas por biomassa, biocombustíveis, energia solar e eólica representam 2,7%, sendo um percentual em constante crescimento. A proporção desses meios de eletricidade é de 18%. Mas não para por aí, uma vez que 15% vem de hidrelétricas e 3% de outras fontes renováveis.
As energias renováveis que têm participação significativa na matriz energética brasileira que vem crescendo são: energia solar, energia eólica e biomassa.
A Polyexcel, empresa especializada na fabricação de compostos poliolefínicos termoplásticos e termofixos, ou seja, matéria-prima para o mercado de cabos de energia e comunicação, tem entre suas premissas a responsabilidade com o meio ambiente.
Desta forma, a empresa se preocupa com essa causa e tem investido forte em novos equipamentos e novas tecnologias, a fim de suportar seu crescimento e de seus clientes para que atendam às novas demandas do mercado de geração e distribuição de energia elétrica, sempre com foco na responsabilidade socioambiental.
Nós abraçamos essa causa!