Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), nos últimos cinco anos, os acidentes elétricos ultrapassaram as mortes por dengue no país.
Nos anos de 2015 a 2019 foram reportadas 2.906 mortes por dengue, enquanto, no mesmo intervalo, houve 3.585 acidentes causados por eletricidade. Entre os principais motivos estão: choques elétricos (3.135), incêndios (231) e descargas atmosféricas (219).
Já no primeiro semestre de 2020 foram contabilizadas 741 ocorrências e 398 mortes causadas por acidentes com energia elétrica. Isso significa que se analisarmos os primeiros seis meses do ano teremos uma média de quatro incidentes causados pela energia elétrica por dia.
Ainda de acordo com o estudo, os números divulgados estão muito longe dos reais, que devem ser bem maiores. Afinal, apenas casos oficiais são computados, ou seja, reportados às autoridades.
Por que esses acidentes ocorrem?
Em geral, os acidentes domésticos com eletricidade ocorrem por conta de instalações mal feitas e com fiações de baixa qualidade. Fazer a instalação sem um profissional qualificado para isso é motivo que aumenta os riscos, como choques, em casas, sítios, apartamentos e fazendas.
Apesar de os dados mostrarem que o primeiro semestre de 2019 teve um número maior de acidentes com eletricidade do que 2020, é importante ressaltar que neste ano houve uma pandemia. Esse fator ocasionou a diminuição de atividades externas, aumentando a percepção das pessoas sobre possíveis problemas em suas casas.
Entretanto, isso não significa que casas e comércios estão livres de acidentes elétricos. Afinal, este momento atípico está mudando a realidade de muitas pessoas, trazendo números que não são tão precisos.
Além disso, muitos casos de acidente com choque elétrico não são adicionados à lista de ocorrências, pois essas mortes são tratadas como outro motivo. Quando uma pessoa morre ao levar um choque, por exemplo, muitas vezes o caso é considerado morte por queda, não por acidente elétrico.
Como solucionar esse problema?
Uma boa dica para evitar situações como essas é nunca manusear um equipamento eletrônico descalço. Isso porque essa atitude pode fazer seu corpo funcionar como um condutor durante a descarga elétrica. Além disso, evite encostar no chuveiro quando ele estiver ligado ou falar no celular enquanto ele estiver carregando.
A água é inimiga dos aparelhos eletrônicos, por isso, mantenha-os sempre longe de pias e qualquer outra fonte de água para evitar curtos-circuitos. Em casos de tempestades, o recomendado é que você se afaste dos eletrônicos, pois os raios podem gerar picos de energia, tornando os aparelhos condutores de descarga.
A qualidade dos fios e cabos adicionados nas instalações elétricas são outros pontos que precisam de atenção. Para isso, vale verificar se o seu produto conta com compostos poliméricos em seu isolamento. Com eles, o cabo ganha características protetivas que ajudam a aumentar a segurança do local.
Você conhece as soluções da Polyexcel?
Há quase dez anos, a Polyexcel é referência no setor de compostos poliméricos para o setor de fios e cabos de energia e telecomunicações. Isso só é possível porque a empresa se preocupa em produzir produtos que atendam às necessidades de seus clientes, evitando riscos com acidentes elétricos.
Com um quadro de mais de 100 colaboradores diretos e indiretos, a Polyexcel conta com um parque industrial de alta tecnologia. Além disso, a empresa tem um laboratório completo com equipamentos produtivos únicos em território nacional. Com eles, desenvolve produtos muito mais seguros e eficientes.
Todo seu sucesso pode ser visto por meio dos resultados nacionais, que têm aproximadamente 90% de aprovação dos produtos de fios e cabos, uma posição de liderança no segmento. No exterior, a Polyexcel conta com um fluxo de vendas em nove países na América Latina.
Conte com os compostos da Polyexcel!
Como pudemos ver, uma das melhores formas de evitar acidentes elétricos é a utilização de compostos poliméricos na cobertura de fios e cabos. A Polyexcel é uma ótima solução para isso, já que conta com polímeros de alta performance. Confira o catálogo completo em nosso site!