Você já ouviu falar sobre o PEAD? Conhecido como polietileno de alta densidade, esse polímero possui uma estrutura simples. Sua construção com apenas hidrogênio e carbono o tornam um produto atóxico e com grande resistência química, ideal para ser utilizado em cabos de fibra óptica.
Continue lendo este post para saber mais sobre o que é o polietileno de alta densidade. Aqui, você encontra as características protetivas que esse composto oferece para fios e cabos de energia e telecomunicação.
Como surgiu o polietileno de alta densidade?
A primeira aparição desse polietileno foi feita acidentalmente em 1898, enquanto o químico Hans Von Pechmann aquecia diazometano. Em seguida, seus amigos, Eugen Bamberger e Friedrich Tschirner, denominaram a substância gasosa e branca de polietileno.
Entretanto, o PEAD polietileno de alta densidade só foi sintetizado da forma que conhecemos hoje em 1933, por Reginald Gibson e Eric Fawcett, na Inglaterra. Isso foi possível porque eles aplicaram no produto uma pressão de cerca de 1400 bar e uma temperatura de 170ºC.
Diferentes formas de aplicações
O polietileno PEAD pode formar uma rede tridimensional lno momento em que é submetido a uma covalente vulcanização, resultando em um composto com efeito de memória. Esse efeito consiste na permanência do material em uma certa temperatura e sua forma pode ser modificada de acordo com a temperatura.
O efeito térmico de memória foi encontrado por Chang e Read, em 1951. Nele, ocorre a mudança da estrutura cristalina através de uma transformação martensítica. Essa transformação se dá quando a austenita — solução sólida de carbono e ferro — é resfriada rapidamente.
Características do polietileno de alta densidade
Conhecido em inglês como HDPE ou PE-HD, o polietileno de alta densidade tem características de retardância à chama e resistência a altas tensões. Outros pontos positivos desse composto é que ele é atóxico e possui baixa densidade quando comparado a metais.
Além disso, o polietileno possui baixo nível de ramificações, alta densidade e força molecular. Sua boa produção depende da seleção de um catalisador. Dentre os modernos está o Ziegler-Natta, que chegou a ganhar um prêmio Nobel. Saiba mais sobre o HDPE acessando o site da Polyexcel!
Onde o composto pode ser aplicado?
A versatilidade do polietileno de alta densidade permite seu uso em diferentes segmentos de mercado. Por conta disso, as empresas fabricantes, como a Polyexcel, se preocupam em manter a qualidade do produto e buscar inovações. Confira abaixo as aplicações comuns:
- Conduítes de fibra ótica;
- Cabos de energia elétrica;
- Rede de distribuição de água,
- Rede de distribuição de gás.
Polietilenos de alta densidade da Polyexcel
Em quase 10 anos no mercado, a Polyexcel busca constantes inovações e se preocupa em manter a qualidade na produção de seus compostos poliméricos. Com o uso de equipamentos modernos, produz um material altamente competitivo no mercado e se preocupa com a segurança, atendendo às legislações vigentes.
O maior diferencial da empresa é que ela proporciona um serviço especializado de treinamento. Dessa forma, no pós-compra do polietileno de alta densidade ou qualquer outro composto da marca, o cliente recebe um treinamento especial, prática que lhe garante acesso à ficha técnica do produto e e a garantia de sanar todas as dúvidas.
Polietilenos da Polyexcel
O HDPE divide-se em três tipos: HDPE62-GR, HDPE-63-BK e HDPE66. Esse composto possui alta densidade do polietileno, é resistente ao trilhamento elétrico e possui características de proteção contra os raios UV. Além disso, o HDPE também é ideal para redes aéreas compactas de distribuição de energia.
Encontre o polietileno de alta densidade na Polyexcel!
Saiba mais sobre o polietileno de alta densidade acessando o site da Polyexcel! Lá, você consegue a ficha técnica do HDPE e outros compostos preenchendo o formulário presente na página de cada um. Acompanhe o dia a dia da empresa pelas nossas redes sociais. Estamos on-line no Facebook, Instagram e LinkedIn.