Em um mundo cada vez mais conectado, é difícil enxergar nosso cotidiano sem a internet, já que muitas das nossas atividades diárias dependem dela. Com o aumento de usuários, o roteador se tornou imprescindível, mas você sabia que a internet só se hospeda nele por causa da existência do cabo LAN?
Já parou para pensar em como funciona a internet? Quais são as qualidades que um cabo de rede precisa ter para fazer boa transmissão? Para saber essas informações, confira este post e entenda como o mercado de internet impulsiona a produção de compostos de alta qualidade.
Como a internet surgiu?
Conhecida a princípio como Arpanet, a primeira conexão foi estabelecida pelo Instituto de Pesquisas de Stanford e a Universidade da Califórnia, em 1969, nos Estados Unidos. Como naquela época vivia-se o auge da Guerra Fria, sua principal função era estabelecer comunicação entre militares e cientistas.
Em 1982, o uso dessa rede foi muito útil em meios acadêmicos. Apesar de a princípio a inovação ser de uso exclusivo dos EUA, agora ela estava em países como Dinamarca, Suécia e Holanda. Tempos depois, o termo internet, que é o que conhecemos hoje, se popularizou.
Ascensão da internet no Brasil
No Brasil, a ferramenta chegou em 1988, mas a conexão era utilizada apenas no âmbito acadêmico. As principais universidades conectadas eram as do Rio Grande do Sul e as do Rio de Janeiro. Um ano depois, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) também foi conectada.
A partir de 1994, a rede começou a ultrapassar as fronteiras acadêmicas. No entanto, apenas em 1996 a internet se popularizou pelo país e obteve sucesso. Daí em diante, o número de usuários vem crescendo cada vez mais, além de se tornar indispensável na vida dos brasileiros.
O crescimento do mercado de compostos para cabos de internet
A necessidade por uma rede cada vez mais rápida e eficiente impulsionou o crescimento do mercado de cabo de rede internet. Segundo dados divulgados pela Assessoria Técnica da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil faz parte dos dez países com o maior mercado da rede, ocupando o 6º lugar.
Além disso, o mercado de fibra óptica chegou a 574 milhões de acessos em 2018. Ele torna ainda mais importante investir em empresas que trabalham com aditivação de compostos para o cabo de rede LAN. A Polyexcel, por exemplo, é referência na aditivação de compostos para energia e telecom.
As características geradas aos cabos geralmente estão de acordo com a necessidade que a empresa cliente precisa. Para empresas que trabalham com rede de internet, é necessária a utilização de aditivos que dêem flexibilidade ao composto para cabo LAN.
Tipos de fios e cabos para internet
O cabo de rede enterneth geralmente é utilizado para acessos locais e transmite a rede para os dispositivos através de um cabo. Esse modelo tem bastante ligação com o cabo LAN (Local Area Network) por causa da sua ótima transmissão em áreas pequenas, como casas e escritórios.
Já a rede WAN (Wide Area Network) funciona muito bem com conexão de internet para áreas maiores, diferente do cabo de rede LAN. Esse tipo de tecnologia é muito útil em empresas e universidades porque permite que vários usuários acessem a mesma rede.
Compostos poliméricos na produção de fios e cabos
A implementação de compostos poliméricos aditivados é muito importante para a composição de fios e cabos de qualidade. Os cabos telecomunicativos, por exemplo, precisam de compostos que ativam características como elasticidade, retardância à chama e proteção contra os raios UV.
O cabo LAN, assim como os outros cabos telecomunicativos, necessita de características com retardância à chama. No entanto, também são necessários aditivos que promovam flexibilidade, afinal, ele precisará dela para fazer ligações eficientes.
Polyexcel: referência em fios e cabos de telecom
Há quase 10 anos no mercado, a Polyexcel é referência na produção de compostos para fios e cabos de energia e de telecomunicações. Possuímos tecnologias inovadoras e temos um atendimento personalizado, buscando entender sempre as necessidades dos nossos clientes.
Nossos compostos são inovadores e possuem tecnologia de ponta. Um exemplo é o composto HFFR, que veio para substituir o PVC. Ele conta com um nível maior de segurança quando comparado ao outro material, além de ser retardante à chama e possuir baixa emissão de fumaça.
Outro composto da Polyexcel é o HDPE, que possui alta densidade termoplástica. Já o LDPE e o LLDPE, por serem aditivados com negro-de-fumo, garantem resistência à fotodegradação com elevado coeficiente de absorção UV. Junto a isso, apresentam ótimo desempenho de extrudabilidade.
Compostos para fios e cabos é na Polyexcel
Quer saber mais sobre os compostos para o cabo LAN e outros cabos para telecomunicações? Então, acesse o nosso site e preencha os formulários nas páginas dos compostos para solicitar as fichas técnicas.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato para falar diretamente com a empresa. Também estamos nas redes sociais! Para não perder nenhuma novidade, nos acompanhe no Linkedin, Facebook e Instagram.