Conhecido como retardante de chamas, quando o assunto é um composto com características que retardam a propagação do fogo, o termo correto é “retardante à chama”. Isso porque os aditivos usados proporcionam ao polímero a característica de uma combustão mais lenta numa atmosfera convencional.
Devido às características retardantes à chama, esses compostos são indicados para cabos que serão instalados em ambientes fechados, no ramo aeroespacial, automobilístico, entre outros.
Como um composto se torna retardante à chama?
Grande parte dos compostos poliméricos possui um processo de combustão rápido. Para fazer com que esse sistema retarde a propagação da chama, indústrias especializadas em compostos, como a Polyexcel, aditivam seus polímeros.
Dessa maneira, é gerada a concentração de oxigênio necessária para que a combustão seja maior do que a concentração de oxigênio presente em nossa atmosfera.
A composição do retardante à chama geralmente é feita por moléculas halogenadas que contêm elementos reativos, como o bromo e o cloro. Entretanto, quando ocorre a combustão desses elementos, formam-se ácidos fortes, podendo provocar queimadura química interna e levar a óbito quem foi exposto a esses gases.
Já o composto retardante a chama não halogenado possui uma forma de atuação diferente. Nesse caso, ele mantém a característica de retardância à chama dos fios e cabos. Porém, por não possuir halogênios em sua composição, não emite fumaça tóxica quando queimado.
Por que usar aditivos retardantes à chama?
Como o próprio nome já diz, uma das maiores vantagens que esses aditivos proporcionam é a retardância às chamas. Dessa forma, os retardantes de chama atuam para que a propagação do fogo tenha uma repercussão mais lenta, eliminando riscos de acidentes graves com incêndio.
Eles ajudam a aumentar a segurança em construções civis, além de ampliarem o tempo de fuga ou combate a um princípio de incêndio. Além disso, quando há casos de incêndio onde há a utilização desse aditivo, o tempo de reação ao fogo aumenta em cerca de 20 minutos.
Saiba mais sobre a Polyexcel
Reconhecida pela qualidade na produção de compostos poliméricos para fios e cabos de energia e telecomunicação, a Polyexcel produz suas soluções com tecnologia de ponta. Dessa forma, procura pesquisar constantes inovações para manter o padrão e a qualidade de seus produtos.
Uma das maiores preocupações da marca é atender todas as leis vigentes, gerando, assim, maior segurança na sua produção de compostos. Além disso, a empresa oferece um serviço de pós-venda que auxilia o cliente a entender mais sobre o composto adquirido.
Retardantes à chama da Polyexcel
Um de seus líderes em vendas é o HFFR (Halogen Free Fire Resistent), que é um composto que veio para substituir o uso do PVC. Por não conter halogênios e ser anti-chama, ele possui baixa emissão de fumaça, ajudando nas questões ambientais e de segurança.
Além disso, a Polyexcel possui diferentes produtos: Polytox 90 G, Polytox 90 HP, Polytox 92 e Polytox 92 LF. Pensando no meio ambiente, a empresa também possui em seu leque de produtos a linha Polytox Green 90G e o Polytox Green 92 LF, que usa em sua formulação o polietileno de fontes renováveis.
Encontre compostos retardantes a chama na Polyexcel!
Na Polyexcel você encontra compostos retardante de chamas de qualidade, e pode acessar o site e conferir nosso catálogo se quiser saber mais. Para informações mais detalhadas sobre esse e demais compostos, basta preencher o formulário presente no fim da página de cada composto.