Você já ouviu falar sobre a fiação subterrânea? Conhecida como um tipo de intervenção urbanística, essa instalação consiste em alocar cabos de transmissão de energia, telefonia e TV a cabo em galerias subterrâneas. Além disso, essa técnica também é utilizada nas redes de água, gás e esgoto.
Os fios subterrâneos podem trazer diversos benefícios. Entre eles estão: a melhoria da estética urbana, diminuindo a poluição visual causada pelos cabos, e o aumento da segurança, já que, quando partidos, os fios podem causar choques elétricos. Para saber mais sobre a fiação subterrânea, continue a leitura!
Como é feita a instalação da fiação subterrânea?
A fiação subterrânea é composta por dutos embutidos separadamente no chão em uma profundidade de, no mínimo, 50 cm. Para deixar a instalação ainda mais segura, as concessionárias de energia elétrica utilizam um duto de PEAD (polietileno de alta densidade) nas instalações.
Na prática, primeiramente, é feita uma base de concreto para apoiar os dutos. Em seguida, faz-se uma cobertura com areia para acompanhar o movimento da terra, a fim de minimizar o impacto da vibração que os caminhões podem causar. Para finalizar o processo, a via volta a ser coberta com pavimentação ou terra.
A largura das canaletas vai depender da quantidade de tubulação que será enterrada, contudo, a opção mais usual é de 1 metro. Além da fiação elétrica, são instaladas caixas de distâncias variáveis e passagem. Dependendo do caso, também será preciso caixas maiores, conhecidas como câmaras de transformação.
Essas câmaras funcionam como salas subterrâneas que hospedam os equipamentos das concessionárias, como chaves de desligamento e transformadores. Geralmente, elas são colocadas na calçada ou em áreas mais acessíveis ao consumidor.
Mudança da rede elétrica aérea para subterrânea
De acordo com o ponto de vista da engenharia, a mudança da rede elétrica aérea para subterrânea pode ser um pouco complexa. Depois de enterrar as instalações, é preciso ligar as tubulações com os imóveis. É nesse momento que entram as caixas de passagem na extensão da via.
Em seguida, é preciso fazer a ligação com cada uma das residências do bairro. Um bom exemplo desse tipo de ligação é na Rua Oscar Freire, localizada no bairro Jardins, na cidade de São Paulo.
Quais são os pontos positivos e negativos dessa instalação?
A cidade de São Paulo tem planos para aplicar a fiação subterrânea em até 25 anos, sendo o projeto liderado pela Eletropaulo. Isso porque esses tipos de fiação elétrica contam com diversas vantagens para o sistema e a população, como o aumento da segurança.
Embora os custos para fazer essa mudança sejam bastante elevados, a longo prazo, esse investimento é compensado, já que o sistema ajuda a reduzir os gastos com manutenção. Outra vantagem que as cidades com fiação subterrânea têm é a substituição dos postes de concreto por opções específicas para a iluminação.
Para que cabos de energia, TV a cabo, internet e telefonia funcionem da melhor maneira, o ideal é contar com isolantes de alta performance. Dessa forma, é possível garantir que, mesmo enterrados, eles consigam transmitir um sinal de qualidade para os consumidores.
Outro ponto que precisa ser levado em conta é a proteção contra os roedores. Quando isso não acontece, esses animais podem entrar nas tubulações e roer a fiação, provocando curtos-circuitos. No entanto, problemas como esse são bem menores quando comparados às adversidades existentes com a fiação aérea.
Como é feita a manutenção da fiação subterrânea?
A manutenção das redes de energia subterrâneas é feita de forma semelhante à da aérea. Aliás, com base no mapa da região, a concessionária consegue saber quais câmaras transformadoras atendem à região prejudicada.
Os profissionais acessam a rede por meio dessas “salas”, que têm espaço suficiente para uma pessoa ficar em pé. Já nas áreas com fiação e cabeamento enterrado, as câmeras são formadas a cada dois quarteirões. Assim, é possível fazer uma manutenção de forma segura.
Aposte nas soluções da Polyexcel!
Os compostos da Polyexcel contam com características que ajudam a deixar as instalações elétricas da fiação subterrânea e aérea muito mais seguras. Quer saber mais sobre as características de cada polímero? Acesse nosso site e solicite a ficha técnica completa na aba “entre em contato”.
Você também pode nos acompanhar no LinkedIn e no Facebook. Por lá, abordamos um pouco mais sobre nossos compostos, as novidades do mercado de polímeros e muito mais. Aproveite!