Tudo sobre Polímeros isolantes elétricos? Tenha calma, pois nós vamos trazer agora informações sobre esse fascinante mundo. Estes materiais são aqueles que oferecem oposição à passagem de cargas elétricas. Isso significa que os elétrons se encontram fortemente ligados a núcleos atômicos, por isso esses compostos não são facilmente conduzidos.
Apesar de não existirem materiais que façam um isolamento 100% perfeito, há diversos compostos que ajudam a retardar as chamas, em casos de curto-circuito. Interessou-se por esse assunto e quer saber mais informações sobre os polímeros isolantes elétricos? Então, continue acompanhando nosso artigo!
Polímeros isolantes elétricos – dá para saber tudo?
Também conhecido como IE, o isolante elétrico é um material resistente ao fluxo de elétrons por causa da baixa quantidade de partículas subatômica. Isso faz com que as cargas elétricas tenham dificuldade de transitar pelo corpo.
Nos polímeros isolantes térmicos, os elétrons de valência estão ligados aos átomos, enquanto a rigidez dielétrica encontrada na formação é ligada em um elemento isolante. Na prática, podemos dizer que os isolantes elétricos são basicamente o contrário dos condutores elétricos.
Esses materiais isolantes elétricos são muito utilizados nos setores de elétrica e eletrônica como elementos para isolar a eletricidade em equipamentos de proteção para seres vivos ou em circuitos elétricos.
Para saber mais detalhes sobre as características dos polímeros isolantes elétricos, confira nosso artigo completo. Por lá, você encontra as diferenças entre resistência e condutividade, além das principais características dos isolantes.
Por que usar polímeros isolantes?
Como dissemos anteriormente, os isolantes elétricos são elementos que possuem poucos elétrons e resistem ao fluxo deles, evitando as chances de choque térmico. Os principais materiais encontrados nessa categoria são:
- plástico (resina);
- silicone;
- borracha;
- óleo;
- vidro (cerâmica);
- água pura deionizada.
O principal motivo para que esses materiais sejam usados como isolantes é a alta resistência ao fluxo de cargas. Essas propriedades elétricas dos polímeros os tornam perfeitos para encapar fios elétricos de cobre, seja em um cabo de secadora ou em uma torre de alta tensão.
O que faz os materiais isolantes de eletricidade serem bons condutores de eletricidade é a enorme quantidade de elétrons livres que eles apresentam à temperatura ambiente. Já com o elemento isolante, isso acontece de forma contrária, uma vez que ele apresenta poucos elétrons livres no clima local.
Para que isso fique mais claro, vamos pensar na madeira como um exemplo. Um pedaço deste material só pode ser considerado isolante até determinada classe de tensão. Se for elevada a outros níveis, a madeira fica livre para se tornar um condutor elétrico.
Que tal conhecer os polímeros isolantes da Polyexcel?
Considerada uma das maiores produtoras de compostos poliméricos do Brasil, a Polyexcel produz resinas de alta performance há nove anos. Para isso, a empresa conta com um time de especialistas que estão sempre em busca de pesquisas inovadoras para melhorar a produção dos polímeros isolantes elétricos.
A Polyexcel também segue todas as leis vigentes para que os profissionais e os clientes tenham segurança na utilização dos produtos. Um dos certificados que garantem a qualidade na produção dos compostos é o ISO 9011, que pode ser acessado na home do site.
Um dos maiores diferenciais da empresa é o fato de ela atuar no mercado nacional, utilizando uma tecnologia internacional. Outro ponto positivo é que há treinamentos para apresentar os produtos e uma resposta rápida para dúvidas em relação às aplicações de cada composto.
Isolantes da Polyexcel
Existem diversos isolantes térmicos na Polyexcel para fazer a cobertura de fios e cabos de energia e telecomunicações. Entre eles, estão: XLPE, HEPR e HDPE. O primeiro trata-se de um composto de base etilênica, que proporciona uma classe de temperatura de trabalho de 90ºC.
O HEPR é um polietileno termofixo com adição de elastômero, que dá maior flexibilidade ao cabo. Já o terceiro é um polímero de alta densidade termoplástica, estabilizado à luz UV e resistente ao trilhamento elétrico.
Conte com as soluções da Polyexcel!
Na Polyexcel, você conhece detalhadamente todos os polímeros isolantes elétricos, por meio de uma ficha técnica que pode ser solicitada na página de cada um. Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais também. Por lá, há sempre uma novidade sobre o mercado polimérico, as tendências do setor e muito mais!