Energia

A maiofios e cabos elétricosria das atividades humanas necessitam de alguma forma de energia. Seja nas indústrias, na energia elétrica utilizada em casa e em diversos outros momentos do dia a dia, pois estamos sempre conectados. A maior parte dessa energia tem sua origem na queima de combustíveis fósseis.

No mundo, a principal fonte de geração de energia elétrica é o carvão. No transporte, a energia para movimentar os veículos vêm, principalmente, da queima de gasolina e óleo diesel. Na indústria, por exemplo,  utiliza-se o gás natural e outros derivados de petróleo.

Existe uma diferença entre matriz energética com a matriz elétrica, apesar de muitas pessoas acharem que é a mesma coisa. A primeira representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros e gerar eletricidade, já a segunda, forma-se por meio de um conjunto de fontes disponíveis necessárias para a geração de energia elétrica.

Ou seja, a matriz elétrica é parte da matriz energética. Precisamos da energia elétrica para realizar diversas atividades como assistir um filme, manter a geladeira ligada, carregar notebooks e celulares, entre tantas outras coisas.

A matriz elétrica brasileira é mais renovável do que a energética, uma vez que grande parte da energia elétrica gerada no Brasil é oriunda de usinas hidrelétricas. A energia eólica está crescendo e contribuindo para que a nossa matriz elétrica mantenha sua maior parte  renovável.

Matriz Eletrica Brasileira 2017

Como é possível perceber, a energia elétrica é fundamental. Entre as formas de transmissão de energia, a energia elétrica tem a maneira transmissão mais simples. Ela consiste em elevar a tensão nos centros geradores, de forma a obter um nível com menores perdas e com um custo aceitável e, depois da chegada aos centros consumidores, realiza uma segunda transformação.

O setor de energia elétrica é um processo que pode ser dividido em três áreas:

Geração (G): é responsável pela transformação da energia primária (como águas de reservatório, energia dos ventos, energia solar, gás) em energia elétrica. No Brasil, predomina-se geração de energia pelo sistema hidráulico devido ao grande potencial dos nossos rios.

Transmissão (T): é aquela que efetua o transporte da energia gerada até os centros consumidores de carga. Em geral, os grandes centros consumidores estão localizados longe dos grandes potenciais energéticos. Isso faz com que seja necessário uma grande quantidade de linhas de transmissão, com centenas de quilômetros. As empresas estatais/capital misto como Eletrobrás, CEMIG, COPEL, são predominantes.

Distribuição (D): a função deste setor é receber a energia das empresas de transmissão e distribui-las para os centros consumidores, tanto residenciais como industriais.

A figura abaixo ilustra a geração, transmissão e distribuição de energia. A Polyexcel atua na fabricação de compostos para produção de fios e cabos usados nas áreas de distribuição de energia.

.

Infografico
Infografico

Nós podemos te ajudar!
Aproveite e faça uma cotação com a Polyexcel agora mesmo.