Considerado um elemento-chave para aumentar a vantagem competitiva no mercado, o S&OP é um plano utilizado para melhorar o desempenho geral da empresa. Para isso, ele é projetado de forma que permita o gerenciamento de valor, visando bons resultados.
Além disso, o Sales and Operations Planning oferece à administração uma gestão competitiva e sustentável. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o artigo que a Polyexcel preparou para você!
Conceito de S&OP
O S&OP ou Planejamento de Vendas e Operações, em português, é um sistema integrado que gerencia os setores de logística e negócio. Sua evolução aconteceu a partir do momento em que as indústrias passaram a unir áreas administrativas à produção de mercadorias.
Nas grandes indústrias, por exemplo, é preciso planejar o volume de produto, já que ele é compartilhado em áreas distintas, como marketing, comercial e desenvolvimento. Contudo, nem todos os sistemas são integrados entre si. Para solucionar isso, surgiu o S&OP.
Com ele, a administração da empresa usufrui de uma organização mais sustentável, coordenando os principais recursos da operação. Dessa forma, ela consegue otimizar a produção e o planejamento na entrega final dos produtos.
Por alguns anos, o Plano de Produção e o Planejamento de Vendas e Operações não eram integrados, ocasionando ruídos durante as entregas do mês. Pensando em minimizar tal contratempo, os times passaram a organizar suas demandas em conjunto, com ciclos mensais.
Benefícios do S&OP
Depois de descobrir o que é Planejamento de Vendas e Operações, o próximo passo é considerar todos os benefícios que ele pode agregar à empresa. Entre eles está a capacidade de prevenir problemas, que podem atrapalhar o fluxo entre produção, vendas e finanças.
O processo de avaliação contínua também proporciona mudanças positivas ao negócio. Afinal, ele impulsiona o time a resolver imprevistos com agilidade e promove o trabalho em equipe por meio de decisões assertivas.
Outro ponto positivo do S&OP é seu poder significativo no aumento do nível de serviço dos clientes e no giro de estoque. Com ele, é possível reduzir gastos em compras desnecessárias e evitar prejuízos por problemas de má gestão na validade das mercadorias.
Etapas do S&OP
Pôr em prática o conceito de S&OP exige reuniões regulares entre as áreas da empresa, sendo marketing e vendas as responsáveis por apresentar projeções de demandas. Confira abaixo as cinco etapas desse processo:
Atualização de dados
A equipe comercial faz uma previsão estatística de vendas a longo prazo com base em planilhas e relatórios da empresa. A atualização é feita com o auxílio de dados relacionados aos meses anteriores, referentes ao estoque, volume de compras e financeiro.
Com essas informações, fica mais fácil chegar a uma previsão sobre as vendas futuras, solidificando a ideia. Após a finalização dessa etapa, a equipe executiva recebe a pesquisa e dá início à próxima fase do processo.
Planejamento de demanda
No planejamento de demanda é criado um plano relacionado ao consumo. Seu principal objetivo é considerar a diversidade de informações qualitativas e quantitativas, além de referências do mercado.
Planejamento de produção e suprimentos
Essa fase leva em conta todos os insumos necessários para a produção. Mas não para por aí, já que também é elaborado um plano de reserva para garantir o funcionamento do planejamento de demanda.
Para isso, o ideal é avaliar o nível de estoque desejado e acompanhar os indicadores de giro, evitando, assim, produtos próximos à validade ou vencidos. Outro ponto a ser pensado é a capacidade de fornecedores, recursos e materiais.
Reunião prévia
Na reunião prévia é feita uma avaliação para descobrir se o planejamento de demanda está compatível com o de suprimentos. Seu objetivo é encontrar possíveis divergências e delimitar o impacto financeiro entre elas.
Esse processo é importante para que os envolvidos visualizem a situação com mais clareza, planejando formas que melhorem os resultados. Quando não há consenso sobre qual decisão será tomada, as sugestões são encaminhadas à reunião final.
Reunião final
Também chamada de reunião executiva do Sales and Operations Planning, essa etapa analisa as alternativas propostas nos processos passados. A partir disso, o time toma uma decisão consensual, visando o melhor para a companhia.
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